quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Formação pessoal ou profissional?

-


Bem, é muito comum vermos pessoas sacrificando boa parte de sua vida por uma formação acadêmica. Desse vemos também ramificações: formação profissional e formação pessoal; essa ultima não tão comum, pois a rede pública de ensino convencionou-se a formar cidadãos e profissionais.

A formação da cidadania e a formação profissional é para garantir a estrutura organizacional do bem maior do homem, a vida. No entanto essa finalidade parece não ser clara, pois muito se vê uma desvalorização da própria vida, pessoas que confundem o ter com o ser. Em outras palavras, a profissão existe como uma extensão do corpo, que por sua vez é um suporte para a mente, o pensamento, a consciência. Ou seja, todas as estruturas construídas pela sociedade e suas classes profissionais são um suporte para o conhecimento, o único que subsiste quando toda essa estrutura social saturar.

O homem que tem uma visão ofuscada por um sistema temporário de trabalho, onde sacrificou metade ou mais da sua existência a isto, deixando a própria vida em segundo plano, não teve formação pessoal, formação humana, formação filosofia sobre a sua existência, não vive?

Em minha opinião, Isso é muito relativo, pois o homem age de acordo com uma dinâmica interior própria e decide [valora] o que é profano e o que é sagrado em sua vida, isso com deliberação própria ou, como é mais comum, aceita decisões pré-estabelecidas de um grupo.

Para Marx, o homem se constitui enquanto ser cultural na práxis, que pode ser traduzido como trabalho. Trabalho como ação deliberada do homem, seja qual for a atividade e o fim.

Enquanto há todo esse debate, milhões de operários vivem a única vida que tem e terão baseada em princípios animais, mecanicista. Consiste que uma máquina agressiva, grosseira, sem vida substituiria esse homem. Logo, um ser sem consciência se iguala.

Um homem com três cursos superiores, uma pós-graduação e mestrando em sua área profissional é um irracional? [Irreverência demais nunca é bom!(Risos)]

Uma outra questão digna de importância é a banalidade com que vive esse tipo de pessoa [se é que se pode classificar pessoa por tipo]. Sem contato com a cultura, com a arte e até mesmo com o próprio homem, geralmente se comportam friamente diante de situações extremas. Arrogância, ignorância, agressividade são comportamentos típicos dessas pessoas.

Finalmente, para a manutenção da vida em comunidade é preciso a cidadania e a formação profissional, mas para viver de acordo com a sua própria lei é preciso eliminar estes.

Enfim, formação pessoal ou/e formação profissional?

Imagem

Imagem sem nome - poesia concreta
Clique na imagem para AMPLIAR!




Epitáfio




Queria ter escrito antes de morrer algo pra se ler depois da minha morte, e isso é o que tenho de mais belo para escrever. A intenção está entre o pensamento e o verbo, a intenção não realizada é refúgio dos sonhadores. Isso não justifica... Hoje morreria feliz, nasci pelado: contabilizando tudo o que já vivi o saldo é positivo.
Um abraço e até outra vez.