segunda-feira, 22 de março de 2010

Vênus




É a deusa do panteão romano equivalente com a deusa Afrodite do panteão grego. Já vi também comparações com Oxum. Eu já vi sincretizações de Vênus com Ifá, que nem é bem um orixá. Essas classificações são tão variadas porque estão no âmbito epistemologicamente subjetivo.

Um pedaço de metal ou de plástico é ontologicamente objetivo, pois existe mesmo sem o homem. Mas uma faca, mesmo composta de metal e plástico, é epistemologicamente objetivo, pois só existe se o homem der a este material uma função.

Já aquilo que se encontra no campo do virtual, imaginário ou simbólico é epistemologicamente subjetivo. Ou seja, você pode dizer com razão que compreende Vênus na Maçã. E ponto!

É bem por aí. Mas não só. A sincretização é uma forma de tratar das várias qualidades de uma mesma força.

Por exemplo, a força masculina contém uma série de forças, dentre estas há a força de guerra. E dentro das forças de guerra há diveras outras forças que há em Marte do panteão romano, há em Ares do panteão grego, Arjuna no hinduísmo, em São Jorge no cristianismo, em Anubis do panteão egípcio e que é uma força semelhante a dos Exus, que são guardiões dos portais entre Maia e Deus, e entre Deus e Maia, no Xamanisno o Cachorro e os caboclos. E cada uma dessas forças há uma série de emanações diferentes, como há em Ogum uma falange de guerreiros: Ogum Beira-Mar, Ogum Megê, Ogum Sete Ondas, Ogum Sete Espadas, Ogum Iara, Ogum Matinata, Ogum Rompe-Mato. Enfim.

Assim como a força feminina tem uma série emanações, onde Vênus é apenas uma delas, e em Vênus há uma infinidade de forças diferentes. Por isso, a sincretização não é uma forma de tratar da mesma força com nomes diferentes, é uma forma de tratar das várias qualidades de uma mesma força. São especificações de uma mesma força. No caso de Vênus, são emanações do Amor e da Beleza.

Vênus é a deusa da beleza, do amor, da afetividade, também do prazer e da luxúria. Vênus é o ideal da beleza feminina! É a deusa dos relacionamentos amorosos. As influências de Vênus são bem visíveis: as casas de Vênus estão em todos os lugares - os puteiros. As garotas de programas, sabendo ou não, são manifestações de Vênus. Afinal, tudo no universo tem o seu lado bom e lado ruim, é preciso estar atento para estas influências.

O próximo ano astrológico, que começou no dia 20 de março, é ano de Vênus. 2010 será regido por Vênus. Este ano vai encorajar as iniciações sexuais, em especial das mulheres; conquistas amorosas; também amores secretos e casos de adultério por causa da desenfreada busca pelo prazer. Ano de criação para os artistas e todos que trabalham na manipulação do Belo. Vela verde para Vênus, para o Arcanjo Anael na Kabbalah.