sábado, 30 de agosto de 2008

Sobre a Felicidade




-


A Felicidade é lá!

O que é felicidade? Onde se encontra a felicidade? São perguntas comuns que qualquer ser humano, independente de raça, etnia ou crença pode responder com o instinto e a intuição: não sabemos ao certo o que é, mas sabemos que está lá em algum lugar e que podemos encontrá-la.

Por que lá e não aqui? A felicidade é um desejo, e é instituída, assim como todos os desejos, pelo Ausente. Só posso desejar o que não tenho...

O homem necessita de desejos, objetivos e certeza para uma vida estável. Coisas que a Natureza não oferece, ao contrário, o que vemos é inconstância e o Caos do universo, a falta de sentido,... Isso causa o desespero: Há quem diga que a Felicidade não existe, o que é existe é o Sofrimento, e que a felicidade é somente um substantivo ao alívio desse sofrimento. Nessa perspectiva, quando não estivermos sofrendo a falta de alguma coisa, estaremos entediados por possuirmos o objeto do nosso desejo anterior. Esse pensamento confirma gratuitamente que a felicidade está lá e nunca aqui, é algo distante. A Felicidade é onipresente, pois em todos os lugares há uma possibilidade de busca da felicidade: nas fotografias só temos fragmentos de momentos felizes.

A felicidade é conceitual, isto é, uma valoração do homem ao objeto. Visto que cada pessoa pode decidir por objetivos distintos, conclui-se que a felicidade é um conceito relativista e individual. Onde a felicidade de um senhor idoso pode ser uma casa no campo, e a felicidade de um jovem pode ser uma mulata [É importante observar que o senhor pode já ter desejado uma mulata em sua juventude]. Um objetivo/desejo é valorado como felicidade, mas quando alcançado/realizado já não é mais felicidade, é escolhido então outro objetivo/desejo para ser a felicidade.

No entanto, a Felicidade não se abstém a esse conceito relativista, há sempre um princípio universal a todos: a Harmonia. Onde se tem uma estrutura de sentidos para a vida. Isto é, o fim dos conflitos e embates que é vivido constantemente pelo homem por ser condenado à sua consciência. A Felicidade, elevada às ultimas conseqüências, é a Harmonia. Disso tem-se a felicidade como um estado de espírito. Esse “estado de espírito” é um auto-conhecimento. Mas há quem chegue a esse estado pela ignorância, simplesmente ignorando, pelos prazeres momentâneos, os conflitos: “Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida”.

Em todo caso, é preciso sensibilidade para fazer a harmonia e o equilíbrio mentalmente, aceitar as dores, incômodos e conflitos, que podem ser construtivos, e viver intensamente a busca. O segredo da felicidade habita o interior-individual. Por exemplo, ter a ‘pessoa certa’, ser bem sucedido, dentre outras coisas desejadas hoje, são objetivos de vida, mas não deixam de caracterizar como realização pessoal.

Finalmente, para ser uma pessoa feliz, busque a felicidade. Mas já que você nunca chegará à felicidade, viva a busca. Busque a felicidade no prazer, na comodidade, na alegria e na euforia. Mas não confunda felicidade com prazer, pois é do equilíbrio entre o prazer e a dor é que se dá a felicidade; não confunda felicidade com comodidade, pois a comodidade somente pode se tornar monótona, é preciso o incômodo como conflito; não confunda felicidade com alegria e nem com euforia, esses são prazeres momentâneos.

A felicidade está lá! Boa sorte!

Pau-no Coelho que me aguarde!

Desabafo!


-





Posso fazer um desabafo aqui?


Eu não confio em fakes, esses falsos perfis que muito frequentemente encontramos pela internet. Acho um saco! Já temos que viver todo dia com uma máscara para tudo: trabalho, família, sociedade... E mesmo aqui tem que ter essa relação com gente que não sei por qual incentivo e motivação fica fingindo.

Para não criar uma falsa generalização, é bom ressaltar que acredito em alguns, existem pessoas que de fato tem algo a contribuir. Nesse o caso o fake para mim é considerado um eu-lírico. Como numa bela frase do Oscar Wilde:

"O homem é menos ele mesmo quando fala na sua própria pessoa, dê-lhe uma máscara e ele dirá a verdade"
Mas em geral, Alguns vivem suas vidas aqui dentro, um palco, uma exibição de cultura livresca. Mas não passam de montagem, onde o show acaba o brilho esvaece, a maquiagem borra quando desligam o computador, pois nada fazem, nada são, não tem, não desejam. Resumem-se em um dia seguinte, em um sono pequeno e perturbador, numa vida de água e pão, mas sempre famintos e sedentos.
CHEGA DE FINGIMENTO! CHEGA DE NOS ESCONDERMOS ATRÁS DE MENTIRA!
Me enoja tudo isso. Têm algo muito estranho acontecendo com as relações humanas e tudo parece normal. Mostre a cara!