domingo, 21 de março de 2010

Outono da Vida

É chegado a hora da estivação. Um estado de hibernação, só que menos profunda. É um estado de introspecção e não de sono. O outono é um momento de voltar-se para o seu interior mas, se por algum motivo for necessário, é possível estar atento para os fatores exteriores.

Este é o período para recolher no útero da terra e polir a pedra bruta e negra para transformar no ouro alquímico. É preciso lidar com a própria sombra, os medos íntimos.
As folhas caem, nos ensinando o desapego, é chegada a hora de deixar ir o que se acaba, o que não nos serve mais. Resignação. Renovação. O outono é um início. Ano novo do zodíaco.

Outono. Terra. Oeste. Sombras. Estudo de si. Urso. Construção de uma nova identidade. Transmutação. Silêncio. Meditação. Escutar. Observar o mundo interior.

Tudo se alimenta da luz do sol. Pois é a energia-etérea-multicor do Sol que é sintetizada pelas plantas em nutrientes pelo processo de fotossíntese, e que alimentam desde os vegetarianos aos carnívoros pela pirâmide alimentar, e até mesmo a energia elétrica no computador.

A nossa árvore interna também se alimenta da luz do sol. A nossa sabedoria ancestral diz muito sobre a nossa evolução. E temos em nós a sabedoria do reino vegetal. O nosso estômago e intestino tem a estrutura de uma árvore. É como uma raiz que fica junto ao barro e suga dali todos os nutrientes e envia estes nutrientes para todas as áreas do nosso corpo.

Nesta árvore bonita crescem folhas e frutos, mas vivem impregnados ali nesta árvore uma infinidade de outros seres, como as plantas parasitas que se fixam no tronco para sugar a energia vital, a seiva da árvore.

Se buscarmos luz, luz, luz, luz... Nos alimentaremos e, consequentemente, alimentaremos também os nossos parasitas internos. Nós cresceremos e os nossos parasitas também. E se não dermos a devida atenção para estes parasitas corremos o risco de sermos dominado por eles, a árvore ficaria doente.

Por isso, é preciso estar sempre podando as ervas daninhas que impedem que sigamos o nosso caminho saudável em direção à luz! É preciso dominar as nossas sombras.

"... foi crucificado, morto e sepultado. Desceu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos; subiu aos céus e está sentado à mão direita de Deus-Pai, todo-Poderoso..."


O próprio Jesus deixou uma lição... Quando Jesus morreu ele desceu ao inferno. O que ele foi fazer no no inferno? Poderia morrer e ir direto para o céu!

É uma metáfora, é uma realidade.