segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Semelhante atrai semelhante

Tomo aqui com muita propriedade as palavras de Fernando Anitelli de O Teatro Mágico:

“Os opostos se distraem, os dispostos se atraem”


Ao contrário de um ímã, onde os pólos que se atraem são os contrários e os que se repelem são os semelhantes, percebo que há uma tendência humana em atrair o semelhante. Os semelhantes tendem a se agrupar.

Digo isso por vivência. Quando comecei estudar filosofia, por exemplo, não parava de chegar a mim pessoas relacionadas a esta ciência, livros, cursos, etc. Da mesma forma quando comecei as minhas vivências de caráter espiritual encontro pessoas que estão no mesmo caminho que eu.

A propósito, existem práticas de magia para concretização de metas que consiste em pensar profundamente nestas metas como se já tivesse conseguido. Não tão simples assim, nem tão superficial como descrito em ‘O segredo’.

Os ocultistas dizem que a palavra pronunciada toma forma no campo energético de quem a pronunciou, a ciência da kabbalah. Daí também a importância de pensa positivo. Pensamento> Palavra> Ato> Hábito> Caráter> Destino. Quem pensa positivo tende a ter uma vida positivamente boa!

É tendência que o feitiço volte contra o feiticeiro, tendência! O ser amável que faz o bem se sente bem e atrai o bem pra si!

Naturalmente os semelhantes se identificam, se entendem, bem como diz uma generalização da química de solventes e solutos “semelhante dissolve semelhante”. Isto quer dizer que se misturam facilmente!

Gentileza gera gentileza! A sabedoria dos ditos populares é incrível, afinal, para ser um dito popular esse imenso conhecimento denso numa pequena frase deve passar por um filtro de aprovação de milhões de pessoas. Incrível não, melhor, surpreendente! Não me canso de dizer o dito certo que gentileza gera gentileza! E é por meio da gratidão que isso acontece, pois é bem comum que seja grato a alguém que te faz uma gentileza e essa gratidão exige, ironicamente sem pretensão, uma gentileza com aquele que foi gentil com você. Ou seja, a única forma de retribuir a gentileza é com a própria. Quero dizer com isso, que um ser gentil faz bem a si fazendo bem aos outros, compartilhando gratidão.

É conhecido que no estudo de música que o semelhante também atrai semelhante por uma experiência interessante: um violão e um piano numa sala acústica, quando é tocado uma nota no piano essa mesma nota é refletida no violão, em outras palavras, o violão reproduz a mesma nota automaticamente por causa da vibração da nota do piano. Bem assim a vibração de ondas dos nossos pensamentos e ações se reflete em pessoas que se tornam semelhantes.

Os semelhantes se atraem, é fato, mas pra compreender isso é preciso entender a dualidade como um só processo. O bem e o mal é um só processo. A função reguladora. Uma atitude levada ao extremo se transforma em seu contrário, depois do pico vem a decadência, em outras palavras, depois do máximo não tem pra onde ir senão em direção ao mínimo. Por exemplo, o amor atrai o amor, só que o amor demais gera aversão.

Bom, é isso o que eu tenho a dizer, isso que gostaria de compartilhar. Se chegou aqui, com certeza temos algo em comum. Gratidão pela sua compreensão do texto!