segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Mini, micro e nano contos





Avó Eugenia

A melhor avó, a melhor mãe e também a melhor esposa do mundo, fazia o melhor biscoito de coco do mundo que era servido juntamente com o melhor cafezinho do mundo. Tudo isso não seria motivo de tristeza, se não fosse contado no velório da Dona Eugenia.

O poeta
Ele sempre se achou um poeta, alma de poeta e comportamento de poeta. Sempre sofreu as desilusões da paixão e viveu amores não correspondidos. Isso é tão intenso que ele esquece de escrever o seu primeiro verso.

O desenhista
Ao vê-la nua, o primeiro desejo foi brincar de liga-pontinhos em sua pele sardenta.
O naufrago
Dois dias no mar e seis meses em uma ilha, o suficiente para confundir coqueiros com prédios e formigas com humanos.

O porteiro
Ele se mexia e remexia na cadeira, a sua cueca já estava molhada, o calor só aumentava, a cada instante, sentia mais quente entre suas pernas: Esbarrou na xícara de chá, no rápido cochilo.
Loteria
Chico sempre jogava os números sorteados da semana anterior. Essa semana ele foi um vencedor por tempo suficiente de alguns gritos e pulos... A moça da loteria esqueceu de trocar o cartaz do resultado.

Deputado Alberto
Durante o jantar em comemoração dos bons resultados nos negócios, Alberto pediu licença aos demais convidados e foi se lamentar no jardim dos fundos. Alberto enjoou de calabresa.
Amor indiferente
Ele a ama loucamente, ele não consegue pensar em mais nada, além de seu amor. Ela também ama loucamente, ainda assim, ele vive afogado em melancolia. Pois ela ama o amigo dele.
Par ou Impar
João nasceu, jogou ‘par ou impar’ com espelho, pediu impar: perdeu. João enlouqueceu, jogou ‘par ou impar’ com espelho, pediu par: morreu.

Hipocondríaco
Aspirina, rivotril, ritalina, diazepam, diempax, lexotan, toma isso e mais algumas doses de outros remédios para combater a hipocondria que ele tem tanto medo.

Rosa
Sapato rosa com meias rosa, saia rosa, blusinha decotada rosa, óculos rosa e batom rosa, além de um laço rosa no cabelo. No colégio o apelido de Rosa é Menina-incolor. Dizem até que ela não tem cérebro, e sim uma borboleta rosa que voa livremente dentro da cabeça oca.

Teoria do Caos

Lucíola escolheu uma mini-saia, notou o pneu do carro: furado. Atrasada para o trabalho, pegou a bicicleta. No outro dia, não entendeu o desastre relatado no jornal: o guarda de transito, distraído, esqueceu de parar os carros na faixa na frente da escola, causando a morte de três crianças que atravessavam correndo.

O carregador
Correntes de ferro se esticavam causando um rangido que poderia ser ouvido de muito longe. Ele fazia muita força para levantar as duas toneladas de penas. Puxava, puxava, puxava, erguia fazendo um barulho infernal,... Finalmente, o guincho conseguiu colocar a carga no navio. O operador que estava sentado em uma poltrona almofadada e controlava tudo com apenas uma mão, liga o ar-condicionado e pede, pelo rádio, um café.

Caipira na cidade
Pensou: se eles soubessem que tenho um lago inteiro só para mim, nem pensariam em piscina; se soubessem que tenho uma floresta inteira só para mim, nem pensariam em jardim; se soubessem que tenho uma fauna inteira só para mim, não contentariam com apenas um gato ou um cachorro; e, só de pensar que posso produzir tudo o que preciso para viver, esqueceriam da briga pelo dinheiro e comércio e viveriam na roça.

Nenhum comentário: