quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Eterno enquanto dure

Estive pensando no poder inesgotável de um instante. O dicionário online priberam define 'instante' assim ó: O mais pequeno espaço apreciável de tempo.

Já começou errado, talvez queira dizer 'menor' quando diz 'mais pequeno'. rs Só que este 'menor' não tem nada de pequeno. O instante é eterno, o agora é inesgotável, assim como uma palavra é infinita de significados.

Para se ter a ideia de quão grande é um instante eu fiz uma foto, que é uma forma de parar o tempo para captar o instante. Aliás, não todo um instante, mas apenas uma pequena partícula de um instante, um quadro de um instante, sem som, sem cheiro, sem gosto, sem textura, apenas uma imagem. E parei nesta foto e percebi o quanto é inesgotável essa simples imagem, simples mesmo, não era nenhum Cartier-Bresson! rs


Na física quântica cada partícula do universo tem a potencialidade de criar em si um novo universo, é a potencialidade de infinito contido no finito! Que é representado pelo símbolo místico da Estrela de Salomão, com um triângulo virado pra cima e outro pra baixo representando cada o bem e o mal, a dualidade. Também a mandala que representa infinitas possibilidades num único círculo!

No Bhagavad Gita - a bíblia hindu - no diálogo com o príncipe Arjuna, Krishna diz que todo o universo é apenas um centelha daquilo que ele é capaz de fazer, o universo é apenas uma centelha do próprio Krishna. Krishna é a principal encarnação do Vishnu, Vishnu é o mesmo que a consciência crística, ou seja, é o próprio Deus que encarnou também em Jesus. Enfim, é tão bom pensar que além de o menor espaço de tempo ser inesgotável, que teremos também inesgotáveis espaços de tempo e mais isso é só uma centelha de Deus, é só mínimo! É demais!

Aleister Crowley – mago ocultista britânico - diz que devemos beber do cálice até a ultima gota do vinho da encarnação. Cara, isso é impossível! Num só instante já dá pra ficar entorpecido desse vinho... rs

Nenhum comentário: